Implantação de Siderúrgica no Maranhão

Implantação de Siderúrgica no Maranhão

Postado 2016/12/13

Maranhão se prepara para receber siderúrgica.

A construtora maranhense Edeconsil venceu a licitação para executar as obras da usina siderúrgica, que será implantada com capital de investidores chineses no terreno que abrigaria a Refinaria Premium I, da Petrobrás, em Bacabeira. A empreiteira começará a montar os alojamentos para os operários no início de dezembro.

Segundo o cronograma elaborado pelos chineses, em 1° de dezembro, começará a limpeza do terreno para a instalação do canteiro de obras. A previsão é que em março de 2017 tenha início a nova terraplenagem da área, de 20 quilômetros quadrados, que já havia passado por esse mesmo tipo de serviço para a construção da refinaria. Para a implantação do antigo empreendimento, foram realizadas, também, a drenagem e as obras de acesso.

A siderúrgica é um projeto da China Brazil Xinnenghuan International Investment (CBSteel) produzirá aços longos. Só na primeira etapa, o empreendimento deverá consumir US$ 3,5 bilhões.

A usina foi anunciada no dia 2 de setembro deste ano pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra, durante viagem do presidente Michel Temer (PMDB) ao país asiático. O empreendimento envolve uma usina siderúrgica que produzirá fio máquina na primeira fase e vergalhões, na segunda, com investimento total de 8 bilhões de dólares.

Em tempo

Em outra matéria  publicada o caso da Refinaria Premium I, em Bacabeira, foi encerrado no âmbito do Tribunal de Contas da União (TCU), após fiscalização que constatou vícios detectados no projeto de construção do empreendimento.

Relatório de auditoria informou que  foi procedida a juntada do termo de encerramento do processo. Ofício nesse sentido foi juntado recentemente aos autos, permitindo, assim, a finalização, nos termos do Acórdão 10.786/2016, do TCU.